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Coronavírus: como abordar o tema com as crianças



Estamos a viver dias diferentes do habitual com a chegada do Coronavírus.

Nas nossas casas vivem-se dias envoltos de dúvidas, incertezas, medos, ansiedade, preocupação, alteração de rotinas e pânico face ao desconhecido.

Neste momento desafiante, é importante estarmos atentos às crianças, ao que perguntam, ao que sentem, aos seus comportamentos, aos sinais que expressam sem falar e que podem traduzir muitas das suas inquietações.

Acredito que existem muitos pais, avós, educadores a vivenciar situações desafiantes com as suas crianças, pelo temor que possam sentir face a esta epidemia.

Neste processo será importante ter em mente que a saúde emocional é essencial para que o sistema imunológico esteja ativo.

Para ajudar as famílias neste momento, partilho sugestões para abordar o tema com as crianças:

  • Conversar em família sobre o tema, adequando a informação à idade da criança;
  • Proteger a criança de notícias, imagens, conversas e comentários que em nada ajudarão a tranquilidade e compreensão de tudo o que está a acontecer no seu mundo exterior e interior;
  • Aproveitar o tempo juntos para reforçar hábitos e práticas diárias que ajudam à prevenção e proteção de todos (é um excelente momento para transmitir informações que ficam para a vida);
  • Mesmo perante um cenário preocupante, é importante desdramatizar as preocupações. Para se sentir segura a criança precisa assimilar essa estabilidade nas figuras de referência;
  • Expressar e falar sobre o que sentem acerca do que está a acontecer. Por exemplo: Sabes filho, estamos todos preocupados com este vírus? O que tens pensado? Eu estou muito preocupada, mas sei que juntos vamos ultrapassar tudo da melhor forma. O que sentes neste momento? Há alguma coisa que podemos fazer para te sentires melhor?
  • Contar e recontar histórias que envolvam emoções que a criança demonstra estar a vivenciar. O falar é mais eficaz e reparador do que o silêncio;
  • Em caso de quarentena, atribuir a leveza necessária à situação ajudará a criança a gerir melhor as mudanças na rotina, dificuldades que surjam e a integrar esta realidade;
  • Dinamizar atividades juntos permitirá fortalecer laços e a passar o tempo de forma divertida. Aproveitar o tempo para fazer coisas que na normalidade dos dias não faríamos.

As crianças são especialistas a “ler-nos” e percebem se o que lhes transmitimos vem do coração. Enganar uma criança pode parecer fácil, mas acreditem que terá custos elevados no futuro. A confiança e o amor são dois pilares de excelência para que sejamos o seu porto seguro.

Vamos aproveitar esta realidade para transformar desafios em oportunidades?

A mudança exterior começa no nosso interior. Como vamos contribuir para esta mudança?

Autor: Amor d'3ducação


Sou Educadora de Infância de profissão e coração!

Especializada em primeira infância a desenvolver uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades atuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afetiva como base de um trabalho de qualidade.

Quando decidi criar o Amor d`3ducação, pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e/ou conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas.

Porque sem as crianças a vida não fazia sentido, acredito cada vez mais no "Poder da Educação" e na "Ação de Educar”. Na experiência de trabalho com crianças aliada à experiência da maternidade, vejo-me e revejo-me a ler, pensar, interpretar, partilhar e inspirar pais e educadores que, como eu, se preocupam com questões ligadas à educação.

E porque sou dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blogue para inspirar e ser inspirada!


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(Fernando Pessoa)

site: www.amordeducacao.com
mail: amordeducacao@gmail.com
Acompanha as novidades no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

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