You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
  • O carrinho está vazio!

Os Piolhos vão à escola!



Os Piolhos são parasitas minúsculos que põem qualquer família em pé de vento. Estes seres teimam em vaguear de cabeça em cabeça e nelas encontram o lugar ideal para morar. Como seres inteligentes aproveitam a escola para difundir a espécie e chegam a povoar largas dezenas de cabeças numa única sala. Daí conseguem passar para os irmãos, pais, avós e professores. Têm super-poderes e multiplicam-se com uma velocidade surreal.

Uma nota importante é que os piolhos preferem as cabeças limpas e alimentam-se de sangue do couro cabeludo. A comichão é um dos primeiros sinais de que poderão existir piolhos na cabeça.

A parte boa desta história é que podemos apostar na prevenção, ou seja prevenir em vez de remediar. Há quem diga que não… eu acredito que com algumas medidas eficazes podemos diminuir as probabilidades de infestação.

Como evitar?

  1. Colocar umas gotas de óleo de alfazema atrás das orelhas e da nuca da criança. Os piolhos detestam o cheiro deste óleo. Também se pode pulverizar o cabelo e chapéus com solução de água com gotas de óleo. Uso há algum tempo e tem sido bastante eficaz.
  2. Se a criança manifestar comichão anormal no couro cabeludo, redobrar a atenção
  3. Semanalmente inspecionar a cabeça e passar o pente fino apropriado para piolhos
  4. No caso dos cabelos compridos, apanhá-los pode ser uma boa opção.
  5. Ensinar a criança a evitar o contato com a cabeça dos amigos e não usar chapéus ou escovas de outra criança

Em caso de piolhos, o que fazer?

Com a certeza da infestação há que tratar bem e com rapidez.

Se o aviso vem da escola, não fique com vergonha, pois ter piolhos não é sinónimo de falta de higiene, antes pelo contrário.

Se detetou em casa, informe a escola pois é importante a comunicação à comunidade escolar, para que todos possam estar atentos e interrompam este ciclo, expulsando estes bicharocos da escola. Afinal de contas, os currículos não estão pensados para eles!

Assim que possível aplique um produto antiparasitário seguindo à risca as instruções para matar os piolhos vivos.

Existem opções naturais, que em casos de infestação inicial podem ser bastante eficazes. 

Após o tratamento, deve lavar a 60⁰C lençóis, almofadas, chapéus, toalhas, assim como desinfetar escovas e pentes que estiveram em contacto com a cabeça da criança nos últimos dias. Será igualmente importante aspirar a cadeira do carro, sofás e tapetes. Deitar o saco do aspirador fora. Caso algum objeto não possa ser lavado deixar fechado num saco durante duas semanas, tempo suficiente para os piolhos asfixiarem.

1, 2, 3 ataque aos piolhos!

Autor: Amor d'3ducação


Sou Educadora de Infância de profissão e coração!

Especializada em primeira infância a desenvolver uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades atuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afetiva como base de um trabalho de qualidade.

Quando decidi criar o Amor d`3ducação, pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e/ou conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas.

Porque sem as crianças a vida não fazia sentido, acredito cada vez mais no "Poder da Educação" e na "Ação de Educar”. Na experiência de trabalho com crianças aliada à experiência da maternidade, vejo-me e revejo-me a ler, pensar, interpretar, partilhar e inspirar pais e educadores que, como eu, se preocupam com questões ligadas à educação.

E porque sou dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blogue para inspirar e ser inspirada!


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(Fernando Pessoa)

blog: proeducarblog.wordpress.com
mail: amordeducacao@gmail.com
Acompanha as novidades no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

Comentários:


Início de conversa...


Para deixar um comentário ou responder a artigos faça o login
MyEcoBaby © 2020