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Tirar as fraldas com tranquilidade



“Autonomia é um processo que se constrói entre a liberdade individual e as limitações impostas pela sociedade” (Mogilka, 1999)

Deixar as fraldas é um desafio exigente para pais e filhos. Para alguns é sinónimo de alívio no orçamento familiar. Não obstante, sendo uma fase importante do desenvolvimento infantil deve ser um processo natural, tranquilo, que respeite o ritmo e necessidade da criança.

Qual é a idade adequada para retirar a fralda? Não existe uma idade exata. Do ponto de vista social, espera-se que aconteça até os três anos, altura em que a criança terá as estruturas para esta aquisição (por onde se constrói uma casa?)

Quando começar? Não existe uma data certa para o controle dos esfíncteres. O mais importante é perceber qual é o “tempo da criança”. Tal acontece quando se observam os pré-requisitos neurológicos, comportamentais e emocionais.

Qual é o tempo da criança? Quando se observam, na criança, os seguintes sinais:

  • Revela consciência do corpo identificando as partes que o compõem;
  • Domina a marcha e consegue permanecer quieta durante alguns minutos;
  • Consegue comunicar e expressar vontades (diz xixi ou cocó, mesmo que fora de tempo);
  • Sabe dizer “Não” (como costumamos dizer “tem vontade própria);
  • Imita comportamentos dos pais ou de irmãos mais velhos, nomeadamente na ida à casa de banho;
  • Mantém a fralda seca durante uma a duas horas durante o dia;
  • Tem horários regulares para fazer cocó;
  • Demonstra satisfação pela conquista que está a empreender.

Quanto tempo demora o processo? Não existe um tempo definido… é o necessário para que a criança consiga integrar a nova experiência e dizer adeus às fraldas.

Existem um método 100% eficaz? Considero que não. O sucesso do desfralde não depende de “métodos ou produtos XPTO´s” mas de atitudes e comportamentos adequadas e coerentes. Ajudar a criança a conhecer o seu corpo e a desenvolver uma auto-estima positiva é meio caminho andado para o sucesso.

Os NÃO´s

# Não apressar um processo que deve ser natural

# Não ceder à pressão da avó, da tia ou da prima, de que a criança já devia ter deixado as fraldas. Compreender que cada criança tem o seu ritmo e não deixar que isso se transforme num bicho papão!

# Esta fase não deve ser uma imposição, mas antes uma necessidade da criança apoiada pelos adultos mais próximos.

# Não associar o desfralde ao verão. É certo que facilita o processo, mas pode não coincidir com a altura ideal para a criança.

# Não andar com o bacio pela casa. Afinal, cada espaço da casa tem uma função e a criança precisa ter isso bem presente.

# Não expor a criança num processo que diz respeito à sua intimidade.

# Não criticar ou fazer comparações com A, B ou C.

# Não repreender ou castigar a criança por uma distração.

# O controle dos esfíncteres não é ensinado… precisa de tempo para ser adquirido.

# Retirar as fraldas não é responsabilidade da creche, é um processo que deve ser iniciado em casa.

# Não usar “fraldas cueca” (dão uma sensação de conforto e induzem a criança a adiar o aviso ou a corrida para a casa de banho.

# Não associar o momento de higiene com aparelhos e jogos eletrónicos.

Não confundir reforço positivo ou elogio com recompensa material, que é totalmente dispensável.

Os SIM´s

@ O processo de controle dos esfíncteres deve ser contínuo e gradual, uma vez começado não deve ser interrompido, para que não se verifiquem retrocessos.

@ Tratar o tema com naturalidade, sem fazer dele o centro da vida da criança, é a abordagem mais adequada.

@ É fundamental a disponibilidade física e emocional, de todos os adultos que com ela convivem (escola/casa), devendo estes atuar em sintonia.

@ Estabelecer um horário regular na utilização do bacio ou ida à sanita, para promover a integração da rotina (ao acordar, após refeições, ao deitar…).

@ Comunicar assertivamente com a criança. O reforço positivo é algo de extrema importância. Sempre que a criança atinja o objetivo (xixi/cocó no bacio), deve ser elogiada verbalmente com demonstrações de afeto.

@ Reforçar as descobertas com recurso a brincadeiras e livros educativos.

@ Deixar a criança experimentar e apoiá-la nesta maravilhosa aventura!

Autor: Amor d'3ducação


Sou Educadora de Infância de profissão e coração!

Especializada em primeira infância a desenvolver uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades atuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afetiva como base de um trabalho de qualidade.

Quando decidi criar o Amor d`3ducação, pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e/ou conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas.

Porque sem as crianças a vida não fazia sentido, acredito cada vez mais no "Poder da Educação" e na "Ação de Educar”. Na experiência de trabalho com crianças aliada à experiência da maternidade, vejo-me e revejo-me a ler, pensar, interpretar, partilhar e inspirar pais e educadores que, como eu, se preocupam com questões ligadas à educação.

E porque sou dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blogue para inspirar e ser inspirada!


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(Fernando Pessoa)

site: www.amordeducacao.com
mail: amordeducacao@gmail.com
Acompanha as novidades no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

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