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Como gerir o uso das tecnologias na infância



A tecnologia está a mudar o mundo em que vivemos… Pensei num artigo esclarecedor, com informação credível, e possível de se colocar em prática.

As tecnologias fazem parte da sociedade atual e, portanto, da nossa vida. Não há margem para dúvida, vieram para ficar e com grande potencial de evolução. Quantos de nós questionamos as vantagens ou desvantagens da sua utilização pelas crianças. pais, professores e educadores falam sobre o tema, debatem ideias e deste encontro emergem diferentes perspetivas e opiniões.

Se por um lado a tecnologia permite que nos aproximemos de pessoas que estão longe, por outro, pode afastar-nos daqueles que estão perto. E nesta linha de pensamento, surgem algumas questões pertinentes, que servirão de base a esta reflexão:

Estamos a conviver de forma adequada com esta vantagem tecnológica? Devemos permitir que as crianças tenham contato com as mais variadas ferramentas tecnológicas? Qual é o papel dos adultos na educação tecnológica das crianças?

Sou de opinião que não podemos ignorar a evolução, privando a criança do acesso a este tipo de ferramentas. Já dizia o velho ditado ”o fruto proibido é o mais apetecido”. As tecnologias só serão prejudiciais se afastam a criança da interação com o mundo real e a impedem de realizar aprendizagens significativas. Assim sendo, devemos integrá-las de modo consciente na rotina, tendo em conta a idade e caraterísticas da criança, sem ignorar as consequências do seu esto na saúde física e psicológica da criança. Tendo em conta o desenvolvimento de uma criança, o uso de aparelhos eletrónicos não deve ser permitido até aos 3 anos.

Um dos requisitos fundamentais para permitir a utilização de equipamentos eletrónicos é a existência de acompanhamento do adulto por forma a garantir interação fora da tela. Segundo o psicólogo André Trindade ”… a tecnologia é uma ferramenta, é uma espécie de vantagem, se conseguir usá-la de forma criativa com o seu filho”. O autor desenvolve a ideia de que a perda de contato visual e físico com a criança deve ser motivo de preocupação na educação de uma criança.

Através da leitura de alguns artigos de referência, fui-me apercebendo que o essencial é existirem regras pré-estabelecidas e supervisão/acompanhamento na exploração dos dispositivos. Ver uma árvore num tablet é muito diferente de vê-la num parque. É ou, não é? O segredo reside, essencialmente, nas relações que podemos estabelecer entre experiências. A exploração de imagens ou conteúdos no tablet ajudam a conhecer características, obter informações e o contato com o mundo real permite à criança usufruir de experiências sinestésicas (ouvir, ver, tocar, sentir) vitais para o seu desenvolvimento.

Deixo-vos alguns tópicos importantes facilitadores de uma dieta tecnológica equilibrada:

  • Seja um modelo para o seu filho, controlando o seu próprio uso dos aparelhos eletrónicos. As crianças aprendem por imitação;
  • Defina regras de utilização dos aparelhos eletrónicos e conversar com a criança acerca das mesmas;
  • Brinque com o seu filho, dê alternativas ao uso das novas tecnologias;
  • Impeça o uso de aparelhos em momentos da rotina diária (refeições, repouso…);
  • O tempo de uso não deve exceder os 30 minutos consecutivos, sendo muito importante a qualidade dos conteúdos assistidos;
  • Não permita o acesso a tecnologia após o jantar ou na hora que antecede a ida para a cama;
  • Aproveite para estar com a criança no momento em que utiliza o tablet, contar uma história interativa ou explorar um tema através de sons e/ou imagens;
  • Não ofereça tecnologia a uma criança, ela terá todo o tempo do mundo para investir nessa área. A criança precisa desenvolver soft-skills que promovam o seu desenvolvimento social, mental, físico e emocional.

Segundo Raffi Cavoukian, fundador do Centre for child Honouring, “nenhum toque que realmente emocione virá de representações artificiais do mundo. Aprender no mundo real é primordial para uma experiência positiva e formativa.” Desta forma, é fundamental que os adultos, pais e educadores, não se demitam deste papel, importante e determinante, para que a criança aprenda a viver nesta sociedade da informação, protegendo-se do uso descontrolado de equipamentos eletrónicos e principalmente, do isolamento social.

Autor: Amor d'3ducação


Sou Educadora de Infância de profissão e coração!

Especializada em primeira infância a desenvolver uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades atuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afetiva como base de um trabalho de qualidade.

Quando decidi criar o Amor d`3ducação, pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e/ou conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas.

Porque sem as crianças a vida não fazia sentido, acredito cada vez mais no "Poder da Educação" e na "Ação de Educar”. Na experiência de trabalho com crianças aliada à experiência da maternidade, vejo-me e revejo-me a ler, pensar, interpretar, partilhar e inspirar pais e educadores que, como eu, se preocupam com questões ligadas à educação.

E porque sou dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blogue para inspirar e ser inspirada!


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(Fernando Pessoa)

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Acompanha as novidades no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

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