You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
  • O carrinho está vazio!

“Toda a criança é um artista”: sugestões úteis para organizar desenhos e pinturas



A criança incorpora a sua manifestação expressiva: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, dança enquanto ouve histórias, representa enquanto fala”. (DERDYK, 2003)

As crianças adoram desenhar e pintar. Através do desenho expressam o que sentem e comunicam o que pensam. Registam o seu mundo e o que nele existe. Retratam momentos vividos, boas e más experiências. Revelam com especial facilidade o que gostam e o que não gostam.

I
Os pais deliciam-se com os desenhos que os filhos fazem. Muitos guardam-nos anos sem conta, como se de uma pedra preciosa se tratasse.

Eu sou um desses casos. Guardo cada obra de arte dos meus filhos com muito carinho. Sei que revelam muito do que são e sentem, da sua história de vida.

Adoro ver as pastas de fim de ano com os meus filhos. Juntos recordamos o que fizeram, o que gostaram, o que sentiram e também falamos sobre o que não aconteceu como esperado. Evocamos boas memórias que ajudam a contar e recontar a sua história de vida. São ótimos momentos de partilha, proximidade e também de alguma emoção.

O que fazer com tantas produções artísticas?

Sei que nem sempre é fácil guardar todos os trabalhos em casa. Quanto a mim, não seria a melhor opção para preservar tais relíquias.

A minha sugestão é que guardem os trabalhos mais significativos por ano e com estes organizem um “álbum de memórias”, onde também podem juntar fotografias, imagens, diplomas, cartas, imagens, que ajudam a retratar os momentos mais significativos. O processo de seleção dos trabalhos pode ser realizado com a criança, ajustando sempre as tarefas à sua idade. Esta participação envolve a criança e permite a integração de acontecimentos e vivências do contexto escolar para a vida familiar. Se ainda assim existirem obras de arte, podem montar uma galeria numa parede da casa ( com pinturas da criança e dos pais quando pequenos), ou emoldurar e oferecer a familiares. Há um mundo de possibilidades e muitos materiais que conjugados, dão uma nova cor à vida!

Prontos para experimentar?

Autor: Amor d'3ducação


Sou Educadora de Infância de profissão e coração!

Especializada em primeira infância a desenvolver uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades atuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afetiva como base de um trabalho de qualidade.

Quando decidi criar o Amor d`3ducação, pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e/ou conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas.

Porque sem as crianças a vida não fazia sentido, acredito cada vez mais no "Poder da Educação" e na "Ação de Educar”. Na experiência de trabalho com crianças aliada à experiência da maternidade, vejo-me e revejo-me a ler, pensar, interpretar, partilhar e inspirar pais e educadores que, como eu, se preocupam com questões ligadas à educação.

E porque sou dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blogue para inspirar e ser inspirada!


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(Fernando Pessoa)

blog: proeducarblog.wordpress.com
mail: amordeducacao@gmail.com
Acompanha as novidades no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

Produtos relacionados:

Comentários:


  • Publicado por: Angela Reis
  • |
  • Publicado em: 2019-12-01

Obrigada pela sugestão! Realmente o jardim de infância prepara uma caixa com os trabalhos do ano e fazer o mesmo em casa é uma excelente ideia!


Para deixar um comentário ou responder a artigos faça o login
MyEcoBaby © 2020