You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
  • O carrinho está vazio!

Um Natal especial: 10 dicas que prometem fazer sucesso!




fonte: pinterest

Chegou dezembro, o mês do Natal, a festa mais desejada pelas crianças. Sinónimo de magia, casas enfeitadas, da chegada do pai natal, das prendas, da reunião da família, da árvore de natal, do presépio, das tradições, das compras, das luzes por todo o lado e dos doces das mães, tias e avós.

Nesta época, o amor toma outras proporções, cheiros diferentes pairam no ar e o frio confunde-se com o calor das luzes que enfeitam as ruas. Reencontramos familiares e amigos que não víamos há muito, fazemos mais compras e também abusamos nos docinhos.

No Natal ficamos mais predispostos para ajudar o próximo, partilhar o que temos, dar um pouco do nosso tempo e estar com as pessoas de que realmente gostamos.

Mas afinal, o que é o Natal ? O que pensamos está em consonância com o que vivemos? O que verdadeiramente transmitimos às crianças?

No fundo, bem lá no fundo, todos sabemos que o Natal é muito mais do que simples palavras bonitas. Assim e porque o Natal é muito mais que uma noite em que recebemos presentes, partilho 10 segredos para termos um Natal especial:

  • Transmitir à criança que o Natal é a festa do nascimento de Jesus, independentemente das suas crenças ou opções religiosas. Esta é uma história como muitas outras… os livros são excelentes auxiliares e podem criar momentos deliciosos entre pais e filhos!

  • Envolver as crianças nos preparativos (decoração da casa, confecção de doces tradicionais, programas em família, construir o presépio), transmitindo valores inerentes às tradições da família;

  • Fazer um calendário do advento com a criança, ajudará a compreender quantos dias faltam até ao dia de Natal. Este calendário pode incluir mensagens, desafios, surpresas, adivinhas e também uns docinhos. Serão momentos divertidos em família;

  • Substituir o consumo excessivo por prendas criativas feitas com o coração. Deste modo, as crianças aprendem que o valor de uma prenda está na intenção. O maior valor está no sentimento inerente à dádiva e não no ato de comprar;

  • Mostrar à criança que existem diferentes formas de festejar o Natal. Podem ver juntos vídeos sobre o tema, ou até falar com familiares ou amigos que estão a viver noutros Países;

  • Assistir a concertos ou eventos de Natal, reforçará laços e cria boas memórias para a vida;

  • Fazer um lanche com amigos para troca de livros ou brinquedos (usados e claro, em bom estado). A troca pode ser feita através de sorteios ” amigo secreto”.

  • Tirar uma fotografia de família, com ou sem Pai Natal, para mais tarde recordar;

  • Definir em família o número de presentes por pessoa, sem contar com o do Pai Natal (Dãaaaaa!). Deste modo, podem evitar-se gastos desnecessários e o principalmente o desperdício, dois conceitos que também podem ser integrados nesta altura do ano;

  • Ajudar quem precisa é uma excelente forma de transmitir os valores da Solidariedade. As crianças são “experts “nesta matéria. Podemos envolvê-las na seleção de roupas e brinquedos para doar. O resultado é surpreendente!

Um Natal assim será, com toda a certeza, mais sentido, mais colorido, mais vivido, mais quentinho, mais docinho… será verdadeiramente um Natal especial!

FELIZ NATAL!

Autor: Amor d'3ducação


Sou Educadora de Infância de profissão e coração!

Especializada em primeira infância a desenvolver uma prática centrada na diferenciação pedagógica e na integração de modelos centrados nas necessidades atuais, dando especial primazia à parte relacional, emocional e afetiva como base de um trabalho de qualidade.

Quando decidi criar o Amor d`3ducação, pensei no prazer de escrever e na oportunidade para partilhar experiências e/ou conhecimento. Numa perspetiva de acrescentar valor ao leitor, vislumbrava que tal seria ampliado através de parcerias, que possibilitassem chegar a mais pessoas.

Porque sem as crianças a vida não fazia sentido, acredito cada vez mais no "Poder da Educação" e na "Ação de Educar”. Na experiência de trabalho com crianças aliada à experiência da maternidade, vejo-me e revejo-me a ler, pensar, interpretar, partilhar e inspirar pais e educadores que, como eu, se preocupam com questões ligadas à educação.

E porque sou dinâmica, curiosa, empenhada, organizada, persistente e com espírito empreendedor… criei este blogue para inspirar e ser inspirada!


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(Fernando Pessoa)

blog: proeducarblog.wordpress.com
mail: amordeducacao@gmail.com
Acompanha as novidades no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

Comentários:


Início de conversa...


Para deixar um comentário ou responder a artigos faça o login
MyEcoBaby © 2020