You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
  • O carrinho está vazio!

Primeiro dentinho…Sorriso perfeito!



Os dentes de leite – dentes decíduos ou dentição temporária – são os primeiros dentes que nascem e são compostos por estruturas semelhantes às dos dentes permanentes. Os dentes de leite têm uma camada menor de esmalte, uma raiz mais estreita e a sua coloração é mais branca.

Os dentes de leite estão colocados nos ossos maxilares. Começam a rasgar a gengiva por fases a partir do sexto ou sétimo mês, podendo variar, sendo os incisivos centrais do maxilar inferior os primeiros a aparecer na gengiva. De seguida nascem os incisivos centrais do maxilar superior e depois, os incisivos laterais, os caninos e por fim os molares. A erupção dos primeiros dentes pode durar cerca de 8 dias.

A dentição formada por dentes de leite é composta por 20 dentes e costuma estar completa aos 36 meses de idade. A dentição permanente, ou dentes de “adulto”, aparece por volta dos seis anos e os dentes poderão continuar a nascer até à adolescência.


Fonte: http://www.diariosdamamae.com.br/primeiro-ano/os-dentes-do-seu-filho-estao-nascendo/

Quais os sintomas do nascimento dos primeiros dentes?

Os pais devem estar atentos aos sintomas que podem aparecer individualmente ou em conjunto, tais como:

  • Colocação da mão ou objetos na boca com vontade de os morder
  • Gengivas inchadas
  • Irritabilidade
  • Saliva excessiva
  • Dificuldade em comer
  • Falta de apetite
  • Sono agitado
Alguns bebés têm também febre e diarreia, e o sistema imunitário pode ficar mais debilitado.
De que forma podemos atenuar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes?

Pode aliviar o desconforto ao massajar as gengivas do bebé com uma dedeira de silicone limpa, sem fricção. Pode ainda oferecer mordedores limpos e macios para que o bebé consiga morder à vontade sem se magoar, minimizando assim o desconforto de dor nas gengivas. A dedeira de silicone e os mordedores devem ser livres de PVC, BPA, ftalatos, plásticos e cores artificiais. Deverão ser fáceis de limpar com água corrente e sabão, bem como esterilizáveis. As dedeiras e os mordedores devem ser de uma peça única evitando que as bactérias se acumulem nas ranhuras.

Pode ainda optar por dar pão e fruta fria (frigorifico) para ajudar a desinflamar as gengivas.

Nesta fase onde o bebé produz muita saliva deve-se colocar um babete ou pano para manter a roupa seca e proteger desta forma o bebé de resfriados.

Deve ainda usar cremes mais hidratantes no rosto e na muda da fralda dado que a pele do bebé fica ainda mais sensível. A cosmética do bebé deve ser à base de ingredientes biológicos, mantendo a pele do bebé saudável com as suas propriedades naturais.

Quando iniciar a rotina da higiene oral?

A higiene oral do bebé deve iniciar-se mesmo antes do rompimento dos primeiros dentes. No entanto, não é necessário proceder à higiene oral quando o bebé é alimentado apenas com leite materno. Caso o bebé seja alimentado com leite artificial, deve iniciar a higiene oral a partir dos 3-4 meses de idade com uma escovagem por dia.

Os pais devem limpar as gengivas do bebé com um pano, fralda ou gaze limpos e humedecidos com água morna e através do dedo indicador limpo, deverão esfregar delicadamente a gengiva do bebé sem fricção. Este processo deve ser feito uma vez por dia.

Quando já existem dentes, a higiene oral deve incluir o uso de uma escova de dentes de silicone que seja flexível e com cerdas macias para os dentes e gengivas sensíveis. Após utilização da escova de dentes, deve-se lavar bem com sabão e água corrente morna. Deve esterilizar regularmente em água a ferver ou no micro-ondas.

Porque é fundamental cuidar dos dentinhos de leite?

Apesar dos dentes de leite não serem permanentes, são de extrema importância nesta fase em que o bebé ou a criança já mastigam para a ingestão de alimentos e querem comunicar através da fala. Têm também um papel fundamental no apoio à formação e desenvolvimento dos maxilares e dos músculos da face, servindo de guia para o nascimento dos dentes permanentes.

Como utilizar a pasta de dentes?

Desde o nascimento do primeiro dentinho deve-se utilizar uma pasta de dentes com flúor que varia entre os 550 ppm (até aos 6 anos de idade) e os 1500 ppm de flúor (após os 6 anos de idade). O flúor é importante para o fortalecimento do esmalte dos dentes.

No bebé deverá colocar uma dose equivalente a metade de um grão de arroz cru e cerca de 1 vez por dia. A partir dos 2 anos deverá ser uma quantidade semelhante a um grão de arroz e cerca de 2 vezes por dia. A partir dos 4 anos deverá ser do tamanho de uma ervilha e 2 a 3 vezes por dia.

É muito importante impedir que o seu filho engula a pasta de dentes, ensinando-o a deitar fora durante o processo de higienização. A ingestão frequente de pasta de dentes com flúor pode provocar fluorose nas crianças que se manifesta por manchas brancas nos dentes. O flúor é tóxico quando ingerido em quantidades elevadas.

Depois dos 2 anos a criança já deve começar, progressivamente, a escovar os dentes utilizando uma escova pequena e macia e sempre acompanhada pelos pais.  A lavagem dos dentes deve ser realizada e/ou supervisionada por um adulto até os 7 / 8 anos de idade da criança, a partir desta idade os pais devem confirmar que esta rotina diária é bem realizada.

Como escovar bem os dentes das crianças?


Fonte: www.uniodonto-sc.com.br

1) Coloque a escova num ângulo de 45 graus em relação à gengiva e movimente a escova afastando-a da gengiva
2) Escove as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para a frente suavemente
3) Por fim, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

Como manter a higiene da escova de dentes?

Para além de higienizar a escova de dentes com água corrente e pasta de dentes, é preciso ter outros cuidados, nomeadamente:

  • Trocar de escova regularmente de 3 em 3 meses
  • Lavar a escova de dentes passando bem por água corrente para tirar toda a pasta de dentes e pequenos restos de comida, e no final agitar para tirar o excesso de água
  • Colocar um protetor nas cerdas para que a escova não fique completamente destapada. O protetor deve ter orifícios para deixar passar o ar
  • Não pôr em contato com outras escovas de dentes
  • Não partilhar a escova de dentes

Quando começar a usar fio dentário?


Fonte: www.uniodonto-sc.com.br

Deve dar início à limpeza dos espaços interdentais quando a criança apresentar os quatro incisivos.
    1) Use aproximadamente 40 cm de fio, deixando algum livre entre os dentes
    2) Siga, com cuidado, as curvas dos dentes
    3) Assegure que limpa além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva

Autor: Sandra Barradas


Chamo-me Sandra Barradas.

Sou licenciada em medicina Dentária desde 2001 pelo ISCSS Egas Moniz. Sou generalista tendo realizado desde então alguns cursos de pós graduação em áreas como a Ortodontia, a Implantologia e Cirurgia Oral e  Reabilitação estética.

É sabido que a saúde oral tem repercussões importantes na saúde geral do indivíduo, nomeadamente na qualidade de vida (manutenção da função mastigatória, fala, estética do sorriso, etc) bem como a associação a outras patologias como a diabetes, doenças cardiovasculares, infeções respiratórias, artrite reumatoide, partos prematuros e dor crónica.

Sou diretora clínica e representante de uma clínica que presta serviços na área da Saúde Oral desde 2005, com o nome de Smile In Dental Center. Somos uma equipa com experiência e conhecimento, multidisciplinar que tem por objetivo construir sorrisos e recuperar a saúde oral dos que chegam até nós.

Propomos tratamentos de qualidade, diferenciados, utilizando equipamentos com tecnologias inovadoras. Apostamos no rigor e qualidade dos serviços prestados por todos os colaboradores onde o profissionalismo, simpatia e cuidado com o doente são uma constante. É para eles (doentes) o nosso trabalho e empenho diários e são eles a razão da nossa existência!





Produtos relacionados:

Comentários:


Início de conversa...


Para deixar um comentário ou responder a artigos faça o login
MyEcoBaby © 2020